Capacidades de Escrita – Proposta A: Não oferece subsídios essenciais para que o aluno compreenda o enunciado, atendendo apenas a gramática e a “decoreba” que se usava antigamente, não levando o aluno a pensar de maneira mais aprofundada, levantando hipóteses ou fazendo alguma predição acerca do título.
A proposta B atende perfeitamente a intenção atual que direciona o aluno a compreendê-lo e realizar de forma segura e eficiente sua escrita, direcionando informações para que possam analisar, confrontar, posicionar fatos e estabelecer relações entre informações contidas no texto.
Capacidades de Leitura - A proposta A pretende-se checar somente a compreensão do texto, contemplando a habilidade de informações explícitas, dificultando a compreensão correta do mesmo. A proposta B contempla a capacidade leitora: ativação de conhecimentos prévios, informações contidas no texto, contexto histórico, relação de causa e conseqüência e inferência, proporcionando ao aluno a efetiva compreensão.
Maria e Rose.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário